Papo de Mãe
» INCLUA MUNDO

Tecnologias Assistivas: você já ouviu falar?

Um passo importante para a garantia de uma vida independente para as pessoas com deficiência: as tecnologias assistivas

Julia Bandeira* Publicado em 10/09/2021, às 13h36

Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe
Inclua Mundo vai ao ar no Canal Papo de Mãe

Bengalas, talheres adaptados, leitores de tela, impressoras braille. Você sabe o que tudo isso tem em comum? Todos eles são exemplos de tecnologia assistiva ou seja produtos, recursos e serviços usados pelas pessoas com deficiência e que facilitam e viabilizam sua qualidade de vida e inclusão social.

Ciça Cordeiro e Cid Torquato, CEO DO ICON Libras, sabem bem disso. Parceiros de trabalho, a jornalista e o empresário viveram mudanças grandes em suas vidas nos últimos anos. Foi em 2007, durante um mergulho em uma viagem à Croácia, que o advogado e empresário Cid Torquato lesionou a coluna e ficou tetraplégico. “Voltei para o Brasil e comecei de novo”.

Há dez anos, a jornalista Ciça Cordeiro descobriu um nódulo na medula. “Acordei de manhã e não mexia as pernas, não conseguia levantar da cama. Fiquei travada”. Ciça passou por uma cirurgia, e depois de alguns meses voltou a andar. Mas teve sua mobilidade reduzida e hoje precisa do auxilio de uma bengala. “Eu entrei nesse mundo da pessoa com deficiência, comecei a buscar alternativas pra saber o que era meu por direito”, conta a jornalista.

Veja também

Tanto Cid quanto Ciça começaram um trabalho incansável pela inclusão das pessoas com deficiência. Entre os anos de 2017 e 2020 trabalharam na secretaria municipal da pessoa com deficiência de São Paulo. Cid como Secretário e Ciça como coordenadora de comunicação.

No trabalho na prefeitura, abraçaram um grande projeto chamada “Recursos de tecnologia assistiva na cidade de São Paulo: compartilhando aprendizados”. “Tecnologia assistiva é tudo que, aquilo que ajuda a pessoa com deficiência no seu dia a dia. Então ela pode ser desde uma bengala até um software sofisticado passando por tudo o que você pode imaginar no meio”, afirma Cid.

Em parceria com outras secretarias, o projeto disponibilizou tecnologia assistiva para servidores públicos e estudantes com deficiência da rede municipal da capital paulista. Investimentos mais do que necessários. Segundo dados do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - em seu último censo escolar, o número de matrículas da educação especial no Brasil chegou a 1,3 milhão em 2020, um aumento de 34,7% em relação a 2016.

Segundo Cid, a lista de tecnologias assistivas é enorme: “não dá nem pra definir, citar todos os itens que fazem parte disso porque pode ser qualquer coisa. Inclusive coisas que não existem e que podem ser feitas exclusivamente para aquela pessoas”. “Se uma criança tem uma deficiência na mão e não consegue comer, um garfo ou uma colher adaptados são exemplos de tecnologia assistiva. São coisas simples. Uma bengala é uma tecnologia”, conclui Ciça.

Assista ao episódio completo e seja bem-vindo ao Inclua Mundo!

*Julia Bandeira é repórter do Inclua Mundo

Inclua MundoInclusão