Papo de Mãe
» SAÚDE DA MULHER

Você sabe o que é lóquio? Entenda mais sobre o assunto e saiba quais cuidados são necessários

O sangramento pós-parto, ou lóquio, é comum e esperado - mas precisa de um acompanhamento para saber se está tudo normal

Alfonso Massaguer* Publicado em 09/12/2021, às 09h02

Após o parto a mulher apresenta sangramento por alguns dias
Após o parto a mulher apresenta sangramento por alguns dias

A gestação, mesmo com todos os desafios que acometem cada mulher, de forma diferente, é algo especial. A ideia de gerar uma vida faz com que muitas mulheres suportem dores até então desconhecidas, entrem na maratona das noites em claro e encarem a montanha russa de hormônios com bravura. A saúde da mulher exige cuidado e atenção constantes, principalmente no puerpério – período após o parto –, em que o tempo se torna escasso frente aos cuidados com a criança.

Um fator bastante comum, e que acomete a todas as recém mamães, é o sangramento que ocorre nas primeiras semanas após o nascimento do bebê e que pode ser caracterizado pela perda de mais de 500 ml de sangue nas primeiras 24 horas após o parto.

Assista também ao vídeo sobre sangramento na gestação

Por que acontece?

Conhecido como lóquio, esse sangramento no pós-parto é normal e ocorre, em grande parte, por causa da ferida que surge quando a placenta se separa do útero, mas pode ter sua origem também em cortes e fissuras que possam ter ocorrido durante o parto. Com a contração natural do útero e retorno ao seu tamanho original, o sangramento diminui até desaparecer.

Como saber se há risco?

Por volta dos cinco primeiros dias, o sangramento pode ter um tom vermelho vivo e vir acompanhado de coágulos, que diminuem com o passar dos dias.

Porém, se houver a presença de coágulos em grande quantidade ou o sangramento exceder à capacidade do absorvente no período de uma hora, é importante consultar o médico.

O volume do sangramento não tem relação com o tipo de parto. O fator principal é a capacidade de contração do útero. Quanto melhor essa capacidade, mais rápido os vasos serão fechados e menor e mais curto será o sangramento. Alguns outros fatores particulares de cada mulher, como capacidade de coagulação, também são importantes, mas esse sangramento dura, em média, cinco semanas.

4 dicas para amenizar o lóquio

  1. Existem formas de amenizar o desconforto durante o período de sangramento no pós-parto. A principal delas é o uso exclusivo de absorventes externos específicos para incontinência urinária que tem uma absorção superior comparado aos absorventes femininos que, além de terem controle de odor,  evitam a proliferação de bactérias causadas com a introdução de absorventes internos. Além disso, optar pelo uso de calcinhas confortáveis pode ajudar.

Atualmente, a tecnologia e a inovação no mercado trouxeram produtos específicos, que oferecem proteção e cuidado para essas mulheres. As roupas íntimas descartáveis são discretas, se moldam ao corpo, possuem camadas respiráveis para melhor circulação de ar, que reduzem o risco de irritações e neutralizam possíveis odores, além de garantir toda a segurança contra vazamentos. 

  1. Tenha uma rede de apoio, ajuda é sempre bem-vinda. Divida os períodos e tarefas com o marido, avós e todos que possam ajudar e fazer com que este grande trabalho se torne um prazer e momento de união familiar. Todos precisam dormir de 7 a 8 horas por dia, para isto, organizar e dividir os cuidados com o bebê são fundamentais.
  2. Entenda o blues puerperal, que é quase universal a todas as mulheres no pós-parto. Uma sensação de tristeza e choro fácil, que dura alguns dias. Pode ser mais intenso em algumas mulheres, chegando até em uma depressão puerperal. Estar ciente desta reação normal no pós-parto ajuda a lidar com a situação e fará com que se busque ajuda o mais rápido possível. Caminhadas, boa alimentação, sono adequado e apoio familiar ajudam a reduzir o perrengue do blues.
  3. Esclareça com a equipe médica ou de enfermagem qualquer dúvida. Estes profissionais podem ajudar muito a lidar com as mais diversas situações no puerpério, pois já vivenciaram diversas situações. Muitas vezes um grande problema, para aquela mamãe, tem uma solução fácil. A internet tem muita informação, mas algumas só complicam e estressam a gestante. Bons profissionais de saúde estão muito acostumados em como solucionar os problemas comuns deste sacrificante, mas potencialmente prazeroso período.

Veja também

alfonso
Dr.Alfonso Massaguer

*Dr. Alfonso Massaguer (CRM 97.335), ginecologista e obstetra formado pela USP e médico do Hospital das Clínicas. Tem mais de 20 anos de experiência em Reprodução Humana. Diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU por 6 anos. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida, autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros na Espanha e no Canadá.

ColunistasGravidezSaúde