10 anos de Lei Maria da Penha: 10 informações que podem evitar equívocos frequentes

Instituto Patrícia Galvão elenca 10 informações que podem salvar vítimas de violência doméstica

Instituto Patrícia Galvão* Publicado em 05/08/2016, às 00h00 - Atualizado em 15/01/2021, às 11h48

Maria da Penha participou do Papo de Mãe sobre Violência Doméstica - Arquivo Papo de Mãe

1) A Lei Maria da Penha define cinco formas de violência doméstica e familiar e não pressupõe que só há violência quando a agressão deixa marcas físicas evidentes. Reconhecer a violência psicológica e não subestimar o risco por trás de uma ameaça podem prevenir violências mais graves.

2) Na maioria dos casos, diferentes formas de violência acontecem de modo combinado. É preciso compreender que a violência física é só mais um traço de um contexto muito mais global de violência, que inclui também humilhações, críticas e exposição pública intimidade (violência moral), ameaças, intimidações, cerceamento da liberdade de ir e vir, controle dos passos da mulher (violência psicológica), forçar a ter relações sexuais ou a restrição da autodeterminação da mulher quando se trata de decidir quando engravidar ou levar adiante ou não uma gravidez (violência sexual). É fundamental também entender que a tendência, na violência doméstica, é que os episódios de agressões se repitam e fiquem mais graves.

Veja também:

3) É importante compreender que não existem padrões e perfis de vítima ou agressor: a violência doméstica contra mulheres cometida pelo parceiro, atual ou ex, é a mais comum, mas não é a única. E, embora apareçam como maioria nas pesquisas, os agressores não são apenas homens.

4) O uso de álcool, drogas ou o ciúme não são causas e não servem como justificativa para violências. São apenas fatores que podem contribuir para a eclosão do episódio de violência, e muitas vezes são usados como desculpa.

5) A culpa não é dá vítima: ninguém deve ser responsabilizado pela violência que sofreu.

6) A violência na relação íntima tem uma dinâmica complexa que coloca inúmeras dificuldades para o rompimento, como a desestruturação do cotidiano e até mesmo o risco de morte para a mulher. Por isso, é importante não julgar a mulher, nem demonstrar impaciência quando ela nega a agressão ou denuncia e depois volta atrás.

7) A mulher não está sozinha: embora ela tenha que ser a protagonista na superação do ciclo da violência, leis nacionais e tratados internacionais definem que é responsabilidade do Estado acolher e oferecer suporte para a mulher. A empresa em que ela trabalha também tem responsabilidades nesse sentido: se uma mulher está em situação de violência, por lei, ela tem garantia do emprego.

8) Toda mulher pode sofrer violência doméstica e familiar, independentemente de classe, idade, nível educacional. A Lei Maria da Penha reconhece justamente que os papéis de gênero construídos histórica e socialmente tornam as mulheres mais expostas a certos tipos de violência, como a doméstica e a sexual.

9) Nesse sentido, as varas e juizados especializados em violência doméstica podem e devem aplicar outras legislações protetivas, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso.

10) Não há desigualdade em leis protetivas, pelo contrário: é exatamente para superar a lacuna entre os direitos previstos e a vivência de determinados sujeitos que surgem leis protetivas.

Dique 180 para denunciar!

*O Instituto Patrícia Galvão é uma organização feminista de referência nos campos dos direitos das mulheres e da comunicação

Assista ao Papo de Mãe sobre Violência Doméstica, que contou com a presença de Maria da Penha:


lei maria da penhaviolência contra a mulherViolência Doméstica10 anos de Lei Maria da Penha

Leia também

É necessário o consentimento do marido para que a esposa coloque o DIU?


Amelinha Teles sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha: 'Somos sobreviventes e estamos resistindo'


“É preciso tirar a força do útero para não desistir e seguir em frente”, diz promotora em livro sobre violência doméstica


Pela garantia de qualidade técnica de laudos, perícias ou estudos em varas de família brasileiras


Violência doméstica, até quando? Ativismo de combate tem que ser diário