É utopia pensar na ética médica na amamentação? Parte 2

O pediatra Moises Chencinksi fala sobre a ética médica e experiências com vidas de recém-nascidos que importam

DR. MOISES CHENCINSKI* Publicado em 17/03/2022, às 09h45

"O Código de ética Médica estabelece questões éticas que justificariam suspender ou nem aprovar esse estudo". Dr. Moises Chencinski -

Só recapitulando. São 4 artigos para analisar o tema. A parte 1 foi aquela do meu artigo sobre o “Lobo em pele de cordeiro”, mostrando a “experiência com vidas humanas que importam”, de forma que foi considerada ética. Então... já que o tema é a ética...

Assista ao Papo de Mãe sobre rede de apoio à amamentação.

O Código de Ética Médica

Em sua versão mais recente, princípios estabelecem questões éticas que justificariam suspender ou nem aprovar esse estudo. Vou citar alguns (tem mais).

Capítulo I - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

É vedado ao médico:

Capítulo XII - ENSINO E PESQUISA MÉDICA

É vedado ao médico:

Em uma análise muito interessante, foram avaliados 4 princípios da Ética Médica:

Precisa desenhar? Se precisar, me avisa. Sou muito paciente para isso.

Veja também: 

Pondé, Pondé

Normalmente, não termino alguns textos do Luiz Pondé de forma “feliz”. E, dessa vez, ele foi cirúrgico (nenhuma intenção de trocadilho sobre a má medicina como ela é).

Ele traz todo o “glamour” que acompanhava a carreira médica, com seus sacrifícios desde a dificuldade do vestibular, do curso, da dedicação da própria vida em prol do aperfeiçoamento e do paciente.

Claro que a medicina continua sendo uma grande carreira, cheia de profissionais grandiosos, responsáveis e que salvam vidas, como vimos na pandemia...

Mas, se aqui ele assopra, a seguir ele morde muito... abordando “a "democratização" das faculdades de medicina inundou o mercado da formação na carreira. Esse fato, por sua vez, inundou o mercado com profissionais medíocres e mal formados.”

E segue: “O que essas faculdades que custam de R$ 10 a 15 mil mensais têm a ver com os escândalos recentes de operadoras de saúde de baixo custo?

De partida, elas indicam que a única seleção nessas faculdades de medicina de ocasião é quem pode pagar essa grana. Nem a qualidade do curso nem a qualidade de quem entra nele importa muito”.

Como deixar esse parágrafo de fora?

Essa parceria reúne investidores no mercado da saúde, médicos mal formados em busca de carreiras e salários, agências reguladoras e associações de classe de comportamento duvidoso e muito marketing mentiroso - pura redundância. A saúde sempre foi uma área de exploração do grande capital e da grande corrupção, que costumam andar lado a lado.

E o fechamento deixando essa cicatriz para sempre: “A vida não vale nada em quase nenhuma parte do mundo, apesar do heroísmo de alguns.”

*Dr.  Moises Chencinski , pediatra e homeopata.

Amamentaçãoleite maternoaleitamento maternoDr. Moises Chencinskiamamentar

Leia também

Amamentação pode ser a única salvação nas emergências


Amamentação também é cultura e educação


Aleitamento materno no Brasil: um copo pela metade


Conheça o mais novo e perigoso inimigo da amamentação: o algoritmo


Amamentação: 6 motivos para amamentar e que não têm relação com o bebê