Imunidade infantil: como fortalecer o sistema imunológico em tempos de Covid?

O que fazer para fortalecer o sistema imunológico das crianças, então? Prevenção é a resposta!

Silmara Spinelli* Publicado em 23/04/2021, às 00h00

Especialista dá 4 dicas simples para reforçar o sistema imunológico da criança e dos adultos. Imunidade infantil garante menor contágio de Covid-19 -

Neste momento de pandemia, com as escolas funcionando parcialmente e até fechando em alguns momentos, o número de crianças doentes diminuiu. Com menos interação social os casos de gripe e resfriados que costumam acontecer nessa época do ano tiveram uma leve baixa. Mas é bom não descuidar.

O sistema imunológico da criança se desenvolve ao longo da infância. Após o nascimento, é através da. O próprio colostro, que é o leite produzido pela mãe logo após o parto, é considerado a primeira vacina.

O que a criança consome também é imprescindível, influenciando o bom funcionamento do aparelho digestivo e do intestino, ambos importantíssimos para saúde e imunidade. As crianças não são super contagiosas da covid-19, nem se contaminam na mesma proporção que os adultos, nem quando sofrem da doença, apresentam os mesmos efeitos devastadores que os mais velhos.

Veja também:

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos casos diagnosticados de covid-19, 1,2% corresponde a crianças menores de quatro anos; 2,5% a crianças entre quatro e 14 anos; e 9,6% a jovens de 15 a 24 anos.

Uma das explicações para essa desproporção na incidência da doença está na resposta inata do sistema imunológico, que permite proteger o organismo das infecções, sendo a primeira linha de resposta do corpo a um patógeno.

Mas, o que fazer para aumentar a imunidade das crianças, então? Prevenção é a resposta!

Seguem algumas dicas simples e naturais para você prevenir a imunidade baixa, tanto a sua quanto a do seu pequeno:

Medidas simples como essas, mas eficazes, auxiliam na melhora da imunidade, garantindo momentos únicos de amor e interação com os pequenos.

*Silmara Spinelli é farmacêutica bioquímica formada pela UNESP com pós graduação em administração de empresas pela FAAP, especialista em Farmacêutica Esteta e Dermaticista pelo IBECO, em Homeopatia pela USP-SP e em Manipulação Magistral Alopática pela Anfarmag CFF. É fundadora da Empório Magistral renomada Farmácia de Manipulação de São Paulo com 16 anos de tradição, liderada por mulheres em busca de excelência, inovação e cuidado diferenciado com o cliente.

Site: Empório Magistral 

Instagram:  Silmara Spinelli

Assista ao vídeo sobre Covid-19 em crianças:

crianças e covidaumentar sistema imunológicoimunidade infantilreforçar imunidade infanilsistema imunológico infantil

Leia também

Por que a criança precisa de vitamina D e de onde ela vem?


Comida que protege: nutricionista dá dicas de alimentos que ajudam na imunidade


É Covid-19 ou gripe? Pediatra explica o que fazer para diferenciar as doenças em crianças


Fruta da estação, morango é uma opção saborosa e saúdavel para toda a família


Criança deve tomar vitamina D?