Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Secretaria de Educação (SP) e Instituto Ame Sua Mente promovem debate sobre Educação Inclusiva

Instituto Ame Sua Mente, que foca em saúde mental de educadores, promove o evento para valorizar a inclusão nas escolas

Redação Papo de Mãe Publicado em 24/07/2021, às 07h00 - Atualizado em 25/07/2021, às 07h00

Instituto Ame Sua Mente foca na saúde mental de educadores
Instituto Ame Sua Mente foca na saúde mental de educadores

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ame Sua mente vão promover uma Mesa Temática nesta segunda-feira, 26 de julho, sobre educação inclusiva - das 12h30 às 14h. O debate acontecerá on-line.

O encontro terá a participação de Rodrigo Mendes, do Instituto Rodrigo Mendes, que há 25 anos luta pela educação de qualidade para a pessoa com deficiência, da psiquiatra Sheila Cavalcante Caetano (médica Psiquiatra da Unifesp e Coordenadora do Programa DICA - Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes e da Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UNIFESP/EPM) e do músico Marco Túlio, guitarrista do Jota Quest, que tem um filho com síndrome de Down.

A Lei nº 13.146, chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência foi criada em 6 de julho de 2015, portanto completou 6 anos neste mês.

E dia 24 de julho completou 30 anos uma outra lei importante,  a Lei de Cotas (art. 93 da lei 8.213/1991), que determina que empresas com 100 funcionários ou mais contratem pessoas com deficiência numa proporção de 2% a 5%. 

Veja também

No Brasil, 63% da população deficiente não completou o ensino fundamental, diminuindo suas chances no mercado de trabalho e, apesar da Lei de Cotas, aproximadamente metade das vagas não são preenchidas pela falta de escolaridade dos candidatos, reforçando a importância do estudo para a inclusão.

Com a pandemia, tanto a inclusão no mercado de trabalho, como a escolar foram fortemente abaladas. De acordo com o Dieese, o desemprego é o principal impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos trabalhadores com deficiência.

Prova disso é que 28.551 postos de trabalho para pessoas com deficiência foram encerrados entre janeiro de 2020 e abril de 2021. Neste período, ocorreram 122.513 demissões de trabalhadores com deficiência e apenas 93.962 admissões. Já no âmbito escolar, a falta de recursos de tecnologias assistivas para as aulas on-line, e o pouco conhecimento dos educadores das escolas públicas sobre o tema, afetam a aprendizagem de estudantes com deficiência, favorecendo ainda mais sua exclusão.

Segundo Rodrigo Mendes, “educação inclusiva é o modelo educacional que busca garantir a todas as pessoas o acesso à escola, que valoriza a heterogeneidade e que se preocupa em extrair de cada aluno o melhor aproveitamento possível de todo o seu potencial”.

Neste contexto, o tema proposto na Mesa Temática, de educação inclusiva, é de fundamental importância, tendo em vista a vulnerabilidade a que os estudantes vêm sendo expostos, bem como a saúde mental dos educadores.

A Mesa Temática Educação Inclusiva faz parte do Percurso Formativo em Saúde Mental, uma parceria do Instituto Ame Sua Mente e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O Percurso Formativo em Saúde Mental é composto por mesas temáticas que trabalham a questão da saúde mental e manejo de crise. O objetivo é impactar todos os educadores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, com conteúdo relevante e significativo sobre estratégias de enfrentamento que os auxiliem no suporte ao processo de instabilidade e sofrimento que a pandemia traz.

Criado e presidido pelo psiquiatra Rodrigo Bressan, o Instituto Ame Sua Mente tem como meta principal transformar a relação dos brasileiros com a saúde mental, atuando precocemente na conscientização da população sobre a importância do tema. Com 3 anos de existência, o Instituto direciona seu trabalho principalmente para a valorização e saúde mental de educadores da rede pública, por entender a importância do papel desse profissional junto a alunos e famílias.

Assista entrevista do Papo de Mãe com Rodrigo Bressan, presidente do Instituto Ame Sua Mente

EducaçãoInclusão