Papo de Mãe
» INCLUSÃO

Grandes iniciativas para inclusão no Brasil

Um grupo seleto de comunidades foi escolhido no Brasil pelo Facebook. Entre eles, está a comunidade do Crianças Especiais

Thaissa Alvarenga* Publicado em 26/10/2021, às 12h14

Community Accelerator Program 2021 Brazil - Fonte: Facebook
Community Accelerator Program 2021 Brazil - Fonte: Facebook

Esse é um programa global do Facebook realizado em 20 países, foram mais de 14 mil inscrições, porém apenas 131 comunidades no mundo foram selecionadas para participar do programa. Dentre as comunidades selecionadas no Brasil (11 brasileiras) está o Crianças Especiais.

O foco da comunidade Crianças Especiais é oportunizar a inclusão e promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência, no Brasil, por meio do compartilhamento de informações, capacitação e acolhimento.

Eu sei como é ser mãe de uma criança com deficiência e não ter disponível informações confiáveis e uma rede de apoio que pudesse me confortar em minhas dúvidas e angústias.

Como já mencionei nessa coluna, sou mãe de 3, Francisco, Maria Clara e Maria Antonia. Chico, meu primeiro filho, veio ao mundo com Trissomia do 21 (T21) e trouxe muitos desafios para nossa família.

Assista ao Programa Inclua Mundo

Ver iniciativas de grandes empresas em prol da união e fortalecimento de comunidades nas redes mostra que os primeiros passos para uma grande transformação já estão sendo dados.

Durante o programa as comunidades selecionadas terão acesso à treinamentos, planejamentos de iniciativas e colocação em prática do que foi aprendido, tudo com objetivo de fortalecê-las.

"Para nós do Crianças Especiais esse programa é a oportunidade de crescermos ainda mais nossa comunidade, estruturá-la, para que possamos beneficiar ainda mais pessoas. Nem nos nossos melhores sonhos imaginávamos que seríamos selecionados, foi a realização de um sonho ter essa oportunidade", me contou minha amiga Leticia Lefevre, fundadora e líder de comunidade, do Crianças Especiais.

Você sabe o que são essas comunidades?

As comunidades do Facebook são utilizadas pelo mundo para conectar as pessoas e dar aos membros uma sensação de pertencimento a uma rede de colegas com interesse comum.

Com o distanciamento que tivemos que fazer nestes quase 2 anos de pandemia, ter acesso as pessoas que enfrentam os mesmos desafios diários que você é reconfortante.

Veja também

Letícia Lefevre, me contou também que este projeto de aceleração possibilitará a realização de uma ideia que tinha há muitos anos: Divulgar os direitos das crianças e adolescentes com deficiência para mais pessoas.

“Hoje, na nossa comunidade, vemos a grande carência da população, em relação a informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, e queremos ajudá-las.”

Parabéns ao Facebook pelo projeto e a Crianças Especiais pela conquista.

thaissa
Thaissa Alvarenga e os filhos

*Thaissa Alvarenga é criadora da ONG Nosso Olhar, do portal de conteúdo Chico e suas Marias e do canal do youtube Inclua Mundo.

ColunistasThaissa AlvarengaInclusão