Papo de Mãe
» ETARISMO

Maternidade e o Etarismo

Uma questão de escolha ou maternidade tardia é um preconceito social? Rosana Beni engravidou de gêmeos aos 52

Rosana Beni* Publicado em 01/06/2022, às 09h30

Rosana Beni e os filhos Anita e Raphael, de 13 anos
Rosana Beni e os filhos Anita e Raphael, de 13 anos

A opção pela maternidade é tardia e cada vez mais comum em nossa sociedade apesar dos preconceitos sofridos pelas mulheres com relação à paternidade tardia em nossa sociedade.

Muitas mulheres priorizaram seus projetos profissionais e optaram por serem mães depois de terem a vida financeira e profissional estabilizada. Isso fez com que a reprodução assistida se tornasse uma excelente opção para elas.

Segundo os dados da Fundação Seade 35,4% das mães em São Paulo têm entre 30 e 39 anos. O IBGE divulgou recentemente uma pesquisa que houve um crescimento nas mulheres de 40 a 49 anos no grupo de mães pela primeira vez.

rosana e filhos
Rosana Beni e os filhos Anita e Raphael

Mas muitas mulheres após os 40 anos ainda ficam inseguras sobre essa decisão da maternidade apesar de ser um grande sonho delas. Nessa decisão muitas vezes pesa o preconceito gerado pela sociedade, pelos amigos e até de alguns familiares.

Esses terríveis julgamentos acontecem através de frases que ela vai ouvir como: “Que ridículo ser mãe, agora que você está com a Vida ganha....” ou “Você vai ser chamada de avó com essa idade...” São tantos palpites negativos e desanimadores que a insegurança toma conta da mente dessas possíveis mães.

Veja também

Ao contrário do que acontece com um homem que decide casar novamente e ter filhos aos 50 ou 60 anos, ele vai ouvir: “Parabéns! Que legal!...”

Sim! Existe esse preconceito, aconteceu comigo.

Assista ao Papo de Mãe com Rosana Beni

Casei na Igreja de véu e grinalda aos 47 anos. Fui mãe pela primeira vez aos 52 anos. Mantive meu plano em segredo durante as seis fertilizações que fiz. Só consegui engravidar na sexta, mas, nunca desisti. No quarto mês de gravidez anunciei para a família, amigos e sociedade. Ouvi alguns parabéns, mas, nunca me esqueço de uma das frases que me deixou muito triste: “Essa ideia ridícula e esdrúxula de ser mãe nessa idade!”. Mas segui em frente, pois o sonho da maternidade, de formar uma família era meu e não de terceiros.

rosana grávida
Rosana Beni, grávida aos 52 anos

Nesse mês comemoramos o dia das mães. No dia 5, meus filhos vão comemorar 13 anos, graças a Deus com muita saúde. Tive gêmeos: Anita e Raphael. O amor que dedico a eles vale mais do que qualquer preconceito social. A realização de ser mãe me rejuvenesce a cada dia e me motiva a novos projetos pessoais e profissionais. Aprendo muito com eles e vice – versa.

Por isso, deixo aqui minha mensagem às mulheres que ainda se sentem inseguras na decisão de serem mães acima de 40:

- Não desista! Se perguntarem sua idade responda como eu: eu não tenho idade, tenho Vida e Amor para ser mãe!

rosana beni
Rosana Beni

*Rosana Beni é Palestrante Motivacional, escritora e organizadora de Eventos Sociais

@rosanabenioficial - [email protected]

GravidezVocê no Papo