Dia 25 de setembro é o Dia Nacional do Trânsito e o Instituto Bem Cuidar faz um alerta sobre a segurança de crianças
Erika Tonelli* Publicado em 25/09/2021, às 07h00
Garantir a mobilidade com segurança para as crianças é um desafio para pais, familiares, cuidadores e comunidade como um todo. Principalmente quando se aproxima o momento de elas começarem a transitar pela rua sozinhas, mesmo que seja para ir à escola perto de casa, as dúvidas e a insegurança podem aparecer.
É compreensível, sobretudo levando em consideração os números de sinistros de trânsito com crianças e adolescentes no Brasil. Trata-se ainda da principal causa acidental de morte de meninos e meninas de até 14 anos, vitimando anualmente cerca de 900 crianças, além de ser a terceira em internação, podendo deixar sequelas para toda a vida. Pedestres e ciclistas nessa faixa etária correspondem a 36% dos casos fatais.
Por outro lado, é importante entender que o incentivo à autonomia é importante para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Quando estimuladas a realizarem tarefas por si só desde cedo, elas apresentam maior capacidade de resolução de problemas, avaliação de risco, independência, segurança e iniciativa na fase adulta.
Para resolver essa equação, pais, responsáveis, cuidadores e educadores devem, além de garantir entornos seguros e protetores aos pequenos, observar, supervisionar e orientar as crianças nesse processo de conquista de autonomia. Veja algumas dicas:
Se ficou interessado no tema e quer aprender mais, baixe gratuitamente o e-book “Mobilidade”, clicando aqui!
*Erika Tonelli é coordenadora geral do Instituto Bem Cuidar, unidade meio da Aldeias Infantis SOS para gestão do conhecimento e responsável pela continuidade do legado da ONG Criança Segura.
Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook