Papo de Mãe
» VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Revibra Europa e o Instituto Maria da Penha lançam a primeira turma da Academia Feminista Internacional

A Academia é destinada às interessadas em direitos fundamentais e igualdade de gênero

Redação Papo de Mãe Publicado em 18/02/2022, às 15h07

A Academia Feminista Internacional cobre pautas ligadas aos direitos humanos e internacional e às políticas de gênero - Divulgação: Revibra Europa
A Academia Feminista Internacional cobre pautas ligadas aos direitos humanos e internacional e às políticas de gênero - Divulgação: Revibra Europa

A Revibra Europa - Rede Europeia de apoio às vítimas brasileiras de violência doméstica, e o Instituto Maria da Penha- ONG, sem fins lucrativos, cujo objetivo é o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, lançaram a primeira turma da Academia Feminista Internacional.

A Academia é destinada a profissionais, ativistas e interessadas na agenda de igualdade de gênero e direitos fundamentais, além de ser uma plataforma para o compartilhamento de conteúdos e ferramentas para lideranças feministas brasileiras ao redor do mundo.

Durante todo o ano de 2022, a Academia Feminista Internacional cobrirá pautas ligadas aos direitos humanos, direito internacional e políticas de gênero. Serão 12 encontros online, em 12 meses, ocorrendo um por mês. Uma série de workshops temáticos também serão organizados, todos conduzidos por diversas lideranças feministas ao redor do mundo.

Assista à entrevista com Maria da Penha para o Papo de Mãe 

No dia 19 de fevereiro, às 10h, ocorrerá a segunda aula, sendo transmitida unicamente para as inscritas na plataforma Zoom. A aula irá abordar um tema importante: ‘Direitos Humanos e Políticas de gênero no contexto internacional’, e contará com a presença de Maria da Penha para a abertura dos trabalhos e Françoise Vergès que trará uma reflexão sobre feminismo decolonial.

Na sequência, a Dra. Alice Bianchini (ABMCJ) e Márcia Baratto (Revibra) continuam a discussão sobre o sistema internacional de direitos humanos e as pautas de gênero, sob a coordenação de Maria Badet (Casa da Gente/Revibra).

Veja também

 'As pautas feministas nos últimos 30 anos: consensos, dissensos e os desafios’ e ‘Interseccionalidade: uma ferramenta de combate à discriminação’, respectivamente , foram as temáticas tratadas na primeira aula e o primeiro workshop.

Durante o ano, muitas outras atividades ocorrerão, confira:

Dias e temas das próximas aulas
Datas e temas das próximas aulas

As inscrições estão com lista de espera. Quem recebe a confirmação da Academia, também recebe um link no e-mail para se inscrever até a véspera do evento. Depois de começado, não é mais possível se inscrever no link. Todas as aulas e workshops serão nessa dinâmica.

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

ConflitosDireitos da mulherDiversos